Não caia no truque da Microsoft para atualizar seu PC para Windows 10

Não caia no truque da Microsoft para atualizar seu PC para Windows 10

ATUALIZAÇÃO: Posicionamento da Microsoft (acrescentado às 17h45)

Publicado por Olhar Digital

Em nota enviada ao Olhar Digital, a Microsoft se posicionou sobre a situação. A declaração, originalmente em inglês, pode ser lida abaixo em tradução livre. Em seguida, mantém-se a nota original.

“Conforme informamos em outubro, a Microsoft vem ajudando clientes que receberam a atualização do Windows 10 como “opcional” (e agora “recomendada”) a agendar suas atualizações. Uma vez que a atualização de um cliente é agendada, eles receberão uma notificação que indica a hora para a qual seu upgrade está agendado, com opções para remarcar ou cancelar se eles quiserem. Com base no retorno de clientes, também acrescentamos outra notificação que confirma o horário da atualização agendada e dá ao cliente uma oportunidade adicional de cancelar ou remarcar seu upgrade. Se o cliente desejar continuar com a atualização na hora marcada, eles podem clicar em ‘OK’ ou fechar a janela sem precisar de nenhuma outra ação”. 

*

Mensagens da Microsoft recomendando a atualização do computador para Windows 10 vêm atrapalhando a vida de muitos clientes da empresa, desde usuários comuns até apresentadoras de previsão do tempo. Em geral, basta fechar a janela para dispensar a atualização. Mas, graças ao último “truque sujo” da Microsoft, fechar a janela pode justamente fazer seu computador atualizar para a nova versão do sistema operacional.

Caso você veja uma mensagem de atualização como a mostrada acima e não queira atualizar seu computador para Windows 10, não clique no X vermelho no canto superior da janela para fechá-la. Isso fará com que a atualização aconteça na data e hora mostradas na janela. Para evitar a atualização, é necessário clicar no local indicado pelo retângulo vermelho na imagem abaixo:

Reprodução

Ao clicar nesse local, será possível determinar outra data e hora para realizar a atualização, ou cancelá-la de todo. No entanto, caso a mensagem pop-up apareça num momento em que você não estiver no computador e o horário marcado para a atualização chegue, o PC atualizará automaticamente.

De acordo com a PC World, isso ocorre porque a Microsoft mudou a prioridade da atualização para Windows 10 para “recomendado”. Nas configurações de fábrica, o Windows baixa e instala automaticamente todas as atualizações “recomedadas”, o que explicaria a manobra.

É possível que a Microsoft tenha realizado essa alteração por conta da proximidade do fim do prazo em que a atualização para Windows 10 será gratuita. Usuários de versões anteriores do sistema operacional só poderão atualizar para Windows 10 sem custo até o dia 29 de julho.

 

Deixe um comentário